Caraguatatuba promove mutirão de mamografia neste sábado (11)

Caraguatatuba promove mutirão de mamografia neste sábado (11) (Fotos: Luís Gava/PMC)


A Prefeitura de Caraguatatuba realiza mais um mutirão de mamografia, neste sábado (11/11), para 100 mulheres que já tenham o sido agendadas pelas unidades Básicas de Saúde (UBS). A ação acontecerá no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 7h às 18h.

A Secretaria de Saúde também fará encaminhamentos para o exame no futuro. O tempo de espera para a realização do procedimento é de aproximadamente um mês e os mutirões realizados tornam essa espera cada vez menor. A população pode ir até a UBS de referência do seu bairro e solicitar o agendamento da mamografia.
O exame de mamografia é a principal forma de detectar o câncer de mama. Mulheres com mais de 40 anos ou que tenham histórico de pessoas que já tiveram câncer na família podem fazer o teste.
Se detectada alguma alteração, a pessoa receberá encaminhamentos para ultrassom de mama e mastologista. Todo o tratamento é custeado pela Prefeitura.
A gerente administrativa do CEM, Nádia Maia, falou sobre a importância desse exame. “A mamografia é a melhor forma de descobrir rapidamente o câncer de mama. As mulheres precisam se cuidar, ir à Unidade Básica Saúde (UBS) e pedir o teste. É fundamental que o exame seja feito anualmente e quanto mais rápido a doença for descoberta, maior a chance de cura”, afirmou.

por Carla Tavares -mtb.7244/SP
#OJORNALGRANDEVALE

Publicidade:

Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *