Projeto Saberes do Vale valoriza tradição do Vale do Paraíba

Quatro filmes documentários e uma exposição virtual foram exibidos nas cidades Monteiro Lobato, Caçapava, Tremembé e Pindamonhangaba
Ação foi patrocinada pela EDP São Paulo, por meio do Instituto EDP

Com o objetivo de reunir, documentar, preservar e divulgar saberes e fazeres da região do Vale do Paraíba, nasceu o Projeto Saberes do Vale: Cultura e Educação no Vale do Paraíba. O projeto, que realizou um profundo estudo sobre a região do Vale do Paraíba, documentou em forma de filmes documentários os saberes da região, dividido em quatro dimensões da vida - Morar, Criar, Brincar e Comer. ​
A estreia oficial, realizada na cidade de São José dos Campos, dia 31 de outubro, contou com a presença de autoridades e representantes da EDP, além dos personagens que participaram do projeto e do público local.
Durante o mês de novembro, as cidades Monteiro Lobato, Caçapava, Tremembé e Pindamonhangaba receberam as exibições gratuitas abertas a toda a população, com projeções ao ar livre.

Além dos documentários, a exposição virtual do projeto, disponível em www.saberesdovale.com.br, apresenta fotos, vídeos extras, making of do projeto, versões em PDF do Kit Educativo para download e outras atividades educativas, resultado dos conteúdos coletados na ampla pesquisa realizada. Os professores e demais visitantes podem acessar a exposição virtual e baixar o material e os vídeos.

“É de grande importância que este material chegue ao maior número de professores e escolas possíveis, pois ele valoriza a cultura da região e estimula a reflexão das crianças e adolescentes para um reconhecimento de sua história e identidade”, afirma Júlia Picchioni, da Tomara! Educação e Cultura, uma das idealizadoras e realizadoras do Saberes do Vale.
As escolas da rede pública de ensino dos municípios ainda receberão kits educativos impressos, que incluem um DVD com os quatro documentários (Brincar, Comer, Criar e Morar); um material do professor, que apresenta orientações gerais para compartilhar os princípios e valores do projeto Saberes do Vale e estimular a reflexão das aulas com estes conteúdos; e um caderno de atividades, com sugestões de aulas direcionadas preferencialmente para as turmas de Ensino Fundamental II.
O projeto é patrocinado pela EDP São Paulo, distribuidora de energia na região, por meio do Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP. “Para nós é uma grande alegria participar de um projeto que valoriza a cultura e as tradições de uma região tão rica como o Vale do Paraíba. O Saberes resgata e mantém viva a história e contribui para que a população preze e tenha orgulho de sua cultura única das regiões”, destaca Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Sobre o Projeto Saberes do Vale
Os saberes e fazeres foram selecionados tendo como ponto de partida quatro importantes dimensões da vida: Brincar, Comer, Criar e Morar. Com essas portas de entrada, um intenso processo de pesquisa foi realizado em diferentes municípios da região, resultando na criação de quatro documentários, um para cada dimensão escolhida, com depoimentos de seus mestres e artesãos.
Para Júlia e Eduardo Barcellos, da Fotocontexto, também idealizador e realizador do projeto, “registrar essas manifestações da cultura popular e disseminá-las por diferentes meios são formas de contextualizar temas importantes que fazem parte do repertório cultural da região, valorizando as tradições e mantendo viva a identidade local”, contam.

Os temas abordados no projeto incluem construções de pau-a-pique, a produção de farinha de milho e mandioca e a feitura de paçocas, a fabricação artesanal de brinquedos e o próprio brincar, além das tradicionais figuras de barro da região. Estes são alguns dos saberes identificados pelo projeto que representam as expressões e memória locais.

Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *