Santuário de Aparecida recebe exposição sobre Jerusalém

Victor Hugo Barros
Santuário Nacional receberá a exposição “Jerusalém – A cidade da fé”. A inauguração acontece na próxima quarta-feira (17) às 10h próximo ao Salão Três Pescadores, no subsolo do Santuário Nacional. Após a cerimônia, o cônsul geral de Israel, Dori Goren realizará a palestra “Jerusalém: Cidade sagrada para três religiões – uma viagem no tempo”. A mostra, inédita no Brasil, apresenta por meio de fotos a cidade sagrada para as três maiores religiões monoteístas do mundo – o cristianismo, judaísmo e islamismo. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
Com a curadoria de Antonio Carlos Sandoval e Camila Gomes, do Consulado Geral de Israel em São Paulo, a galeria apresenta símbolos e locais sagrados da velha cidade, além de exibir cantos pouco explorados que caracterizam a capital espiritual da humanidade. Nas vinte fotos, de autoria do brasileiro Agê Barros e do israelense Noam Chen, será possível “caminhar” por locais famosos como a Via Dolorosa, rua onde Jesus carregou a sua cruz, ou estar diante da edícula que marca o local exato onde Jesus foi sepultado. Os lugares estão entre os pontos mais visitados de Jerusalém, que recebe anualmente mais de 3,5 milhões de turistas.
Além de apresentar aos brasileiros as curiosidades da Cidade Velha, o momento também se caracteriza como um sinal do bom convívio entre as religiões, tema que será abordado na palestra do cônsul. Para o Santuário, esta é uma oportunidade de reafirmar os esforços pela paz promovidos pela Igreja Católica.
“É um gesto de acolhimento de um país que vai completar setenta anos em 2018. É nessa condição que acolhemos esta exposição. A cidade de Jerusalém é uma cidade santa, uma cidade da paz. Por isso, esse gesto também representa nossa busca pela paz, sobretudo entre as religiões”, destaca o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.
Foi exatamente este desejo pela paz que motivou Goren a idealizar a mostra no Santuário durante sua vinda ao maior templo mariano do mundo. “Em uma visita minha a Aparecida, surgiu a ideia de realizar esta exposição fotográfica sobre Jerusalém, uma cidade tão importante tanto para judeus, quanto para cristãos. A ideia foi muito bem recebida pelo padre João Batista e fico muito feliz que ela esteja sendo concretizada”, conta o cônsul.
A exposição pode ser conferida até o dia 28 de fevereiro, próximo ao Salão Três Pescadores, no subsolo do Santuário Nacional. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira das 7h às 18h. Já aos fins de semana, o local está aberto ao público das 5h às 18h. A entrada é gratuita.

por Carla Tavares -mtb.7244/SP
#OJORNALGRANDEVALE 

Publicidade:

Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *