Exposição retrata devoção à Nossa Senhora Aparecida em peças de madeira



Expressar a fé e a cultura brasileira, por meio de uma técnica exclusiva de alto relevo em madeira, essa é a essência das obras criadas pelos irmãos David e Allan Guglielmoni. Um trabalho que poderá ser visto na exposição gratuita “Via 3D”, aberta a partir desta semana no Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.
Além de destacar a devoção dos irmãos à Nossa Senhora Aparecida, com inspiração nos 300 anos do encontro da Imagem, a mostra também apresenta elementos da arquitetura, história e costumes brasileiros.
A exposição traz 29 obras entre quadros e esculturas, desenvolvidas com o auxílio de um programa de computador para modelagem em 3D, no qual o artista cria o tema, desenvolve o desenho e usa uma máquina que ajuda no corte na madeira, criando uma base próxima para a finalização da obra.
“É uma técnica exclusiva que desenvolvi, que une a tecnologia e a arte ao processo artístico, que é o mais demorado. A tecnologia me auxilia na criação das obras, ela desbasta a madeira para mim, mas a conclusão e os detalhes são feitos manualmente.”, explicou David.
Toda madeira utilizada nos trabalhos provêm de restos de demolição e florestas de manejo sustentável, com documentação aprovada e liberada pelo IBAMA.
Sobre os artistas
David Guglielmoni é um artista autodidata, que iniciou no mundo das artes plásticas, há 15 anos, por meio das joias. Começou a trabalhar com madeira há quatro anos. Também se formou em Ciências Sociais, o que lhe trouxe grande conhecimento sobre arte sacra e barroca, e no trabalho artesanal com madeira.
Também autodidata Allan Guglielmoni começou a se interessar pela arte ainda criança. Usava cartolina para exercitar a criatividade, esculpia personagens em massinha e, com as novas tecnologias disponíveis, começou a estudar vários softwares de modelagem por conta própria. Aliando a técnica artística ao processo tecnológico. Sua inspiração vem da natureza e das culturas regionais.

por Carla Tavares-mtb.7244/SP
#OJORNALGRANDEVALE
PUBLICIDADE:

Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *