Câmara de Taubaté aprova indicação do prefeito para Reitoria da Unitau





Os vereadores aprovaram a indicação do prefeito para a Reitoria da Universidade de Taubaté: a chapa formada por Nara Lucia Perondi Fortes como reitora e Jean Soldi Esteves como vice- reitor. O aval da Câmara foi concedido após sabatina em sessão extraordinária realizada dia 25.
A sabatina atende ao parágrafo 2º do artigo 65 da Lei Orgânica do Município. É a primeira vez que é realizada por imposição legal. A Lei Orgânica foi alterada em 2017, exigindo que os indicados pelo prefeito fossem arguidos pela Câmara de Taubaté.
Respondendo a questionamentos dos parlamentares, Nara afirmou que há estudos em relação à continuidade da atuação de fundações. Segundo ela, aquela que não for autossuficiente será extinta. Sobre incorporação de abono aos vencimentos dos servidores, assegurou que será feita de forma gradual.
Ainda após questionamentos, Nara afirmou as propostas de investimentos em modernização de infraestrutura e tecnologia e de discussão sobre a venda de prédios para realização de investimentos. A reclassificação de professores deverá ser feita no segundo semestre, adiantou a postulante à Reitoria.
Em relação à renegociação de dívidas de alunos e ex-alunos, Jean considerou necessário enfrentar este problema administrativo e promover deliberações para reformulação do processo, de maneira que se promova agilidade. Nara pontou a necessidade de divulgação de programas de recuperação de crédito a ex-alunos e de revisão do procedimento que é feito atualmente, de agendamento, de modo que o aluno possa ser atendido na hora que for procurar a Universidade para acordo.
A renovação do quadro de pró-reitores, de acordo com Nara, seguirá critérios técnicos, e não há proposta para unificação dos campi, e sim, para que os cursos se concentrem em áreas: as engenharias no campus da Juta, e as ciências biológicas no Bom Conselho, por exemplo. Jean acrescentou que deverá haver revisão no número de Pró-Reitorias, e elas deverão ser concentradas em prédios comuns.
A posse da nova Reitoria da Unitau deverá ser no dia 3 de julho. O mandato tem duração de quatro anos.

Foto: Jean Soldi, Nara Fortes, Dentinho, Diego Fonseca e Nunes Coelho - Fernanda Ribeiro


AFMT Futsal recebe homenagem na Câmara de Taubaté

Foi homenageada pela Câmara de Taubaté durante a 63ª sessão, dia 25, a AFMT Futsal, seu presidente André Santos, e os professores Luciano, Pedro Paulo, Roni, Márcio, Saulo e Marcelo.
Na tribuna, o vereador Neneca Luiz Henrique (PDT) destacou o trabalho AFMT ao se classificar para as semifinais do Campeonato Metropolitano e Estadual. O time também se destacou pela conquista, em 2017, do título de campeão na categoria sub-16, o vice-campeonato na categoria sub-14 e a terceira colocação na categoria sub-12. Foi a única equipe do estado a colocar três categorias nas semifinais e duas equipes nas finais do Campeonato Estadual A2.
Em nome da equipe, Valdevino Neto agradeceu aos vereadores, pelo apoio à equipe por meio de emendas parlamentares; aos atletas e aos pais, que acompanham os filhos desde o primeiro momento. “Espero que tenhamos mais ajuda para o ano que vem, sabemos das dificuldades que é disputar os campeonatos, é muito gasto com transporte, alimentação, mando de jogo, mas é necessário”, disse.

Foto: Valdevino Neto (de camisa branca), Neneca e Digão - Geysel Rodrigues

 
Câmara de Taubaté homenageia criador da página “Resgatando Taubaté”

Criador da página “Resgatando Taubaté – ontem, hoje e sempre”, Luiz Issa foi homenageado pela Câmara de Taubaté no dia 25 com a entrega de moção de aplauso, entregue pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB).
A página da internet foi criada com objetivo de manter vivos na memória das pessoas os momentos e registros de outros tempos da cidade. A página conta com cerca de 40 mil membros que interagem entre si de forma amistosa, falando, por exemplo, de como paisagens tradicionais da cidade foram evoluindo e se modificando, levando inclusive com que pessoas que não se viam há muito tempo acabem se reencontrando.
Luiz Issa afirmou que este é o reconhecimento de um trabalho realizado há alguns anos por uma equipe. “Um povo sem memória é um povo sem história, e um povo sem história é fadado a cometer os mesmos erros do passado, porque quem não conhece passado não sabe como trilhar o futuro. Nosso acervo arquitetônico é muito rico, vamos valorizar nossos prédios – Escola Lopes Chaves, Vila Santo Aleixo, Capela do Pilar. Convido vocês a seguirem nossa página, porque estamos preparando um material inédito para ser publicado.”

Foto: Luiz Issa e Douglas Carbonne (à direita) e administradores da página Resgatanto Taubaté - Geysel Rodrigues


por Assessoria de imprensa da Câmara de Taubaté

#OJORNALGRANDEVALE
3 anexos

Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *