Câmara aprova criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer e Cal toma posse como primeiro suplenteCâmara aprova criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer e Cal toma posse como primeiro suplente

Radialista Aline Bernardes da Ótima FM é homenageada com a Medalha Percy Lacerda, pelo seu trabalho realizado à frente do jornalismo da emissora

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou na segunda-feira, dia 14, a sua 26ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura, no Plenário Francisco Romano de Oliveira. Na oportunidade, os parlamentares apreciaram quatro projetos que constaram da Ordem do Dia, que teve ainda, a posse do vereador José Carlos Gomes – Cal (PTB), primeiro suplente da Coligação PSDB – PTB, além da entrega de homenagem à radialista Aline Bernardes.
Posse
O vereador José Carlos Gomes – Cal, tomou posse no lugar do vereador Janio Ardito Lerario (PSDB), que pediu afastamento. O suplente, ocupará a vaga em duas Sessões, esta do dia 14 e a próxima no dia 21 de agosto.
Frente Parlamentar de Combate ao Câncer
Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Resolução n° 08/2017, de autoria do vereador Roderley Miotto (PSDB), que “Dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer”.
Em sua justificativa, o parlamentar afirma que é inquestionável que o câncer é um problema de saúde pública, especialmente entre os países em desenvolvimento.
O tipo mais frequente, é o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O Instituto Nacional de Câncer – Inca -  estimou, para 2016, um total de 57,960 novos casos de câncer de mama entre as mulheres. No sexo feminino, atrás desse tipo de tumor, em número de diagnósticos, aparece o de colo do útero, com 16.340 novos casos previstos para 2016. Entre todos os tipos de câncer no Brasil, o de próstata ainda atinge mais os homens que o de mama afeta as mulheres, segundo o Inca. Foi previsto para o ano de 2016, 60.200 novos casos.
Ademais, no Brasil, para 2016, estimam-se 17.330 de casos novos de câncer de traqueia, brônquios e pulmões entre homens e 10.890 entre mulheres.
Denominações
Dos três projetos de novas denominações de ruas, dois foram aprovados por unanimidade e um foi adiado aguardando mais documentos. O Projeto de Lei n° 92/2017, de autoria dos vereadores Janio Ardito Lerario (PSDB) e Carlos Moura – Magrão (PR), que “Denomina uma via pública no Loteamento Residencial e Comercial Flamboyant de Abgail Randis da Mata”; e o Projeto de Lei n° 122/2017, de autoria do vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão (PR), que “Denomina uma via pública no Loteamento Flamboyant de Eugenio Eleoterio Neto”, foram aprovados por unanimidade.
Próxima Sessão Ordinária
A 27ª Sessão Ordinária de 2017, será realizada no dia 21 de agosto de 2017, segunda-feira, a partir das 18 horas, no Plenário “Francisco Romano de Oliveira”, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pelo canal 04 da operadora de TV a cabo NET e pela internet no portal do legislativo: www.pindamonhangaba.sp.leg.br.


Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *