Policial militar: vocação de fazer o correto sempre

A Câmara de Taubaté comemorou o dia do policial militar em solenidade na terça-feira, 29, com homenagens a profissionais que se destacaram no desempenho de suas funções.
Orador oficial, o vereador Boanerge (PTB), militar por 30 anos, afirmou que ser policial militar é uma das tarefas mais difíceis, pois se atua em uma atividade de alto risco. “Nossa vocação é fazer o correto sempre. Não temos o direito de errar, temos que ser exemplos.”
A Polícia Militar é uma corporação com mais de 90 mil homens que se empenham todos os dias para defender a sociedade – missão nobre, mas árdua, em que se coloca em risco a própria vida.
A solenidade foi dirigida pelo vereador Dentinho (PV) e contou com apresentação da Banda Regimental de Música do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior).

Militar

A Polícia Militar indicou quatro profissionais, entre eles, o soldado Marcos Henrique dos Santos Leonel. Ele ingressou na corporação em 2010 e hoje atua no policiamento com motocicletas, na 1° Companhia. “Todos que participam da segurança pública e das forças de segurança têm uma profissão muito honrada”, disse Leonel, estendendo os agradecimentos à família.
Formado pela Escola de Soldados em 1997, o policial Paulo Padilha de Azevedo atua no patrulhamento de Taubaté e foi promovido a cabo em 2012. “Minha família sempre me acompanha em todos meus momentos, não importa o que aconteça. Agradeço também aos policias do Batalhão, pelo carinho e respeito que têm pela gente.”
O 2º sargento Vinicius Uchoa da Silva Santos é militar desde 1966, quando ingressou na Escola de Especialistas de Aeronáutica. Em 2001 foi admitido na Polícia Militar, promovido a cabo em 2009, a 3º sargento em 2012 e a 2º sargento em 2015. “Sem minha família nada seria possível. Agradecer aos nossos comandantes, em especial o capitão Souza, que me recebeu de braços abertos na 5ª Companhia.”
O quarto homenageado foi o soldado Marcio Alvarenga Fernandes, policial desde 2006. Integra há oito anos a Companhia de Força Tática do 5º Batalhão e, em 2016, destacou-se pelo trabalho no combate e prevenção a crimes. “É um prazer muito grande representar meus irmãos da Força Tática. Obrigado a todos, contem sempre com o trabalho da Polícia Militar.”

Ambiental

A Polícia Ambiental indicou o 2º sargento José Francisco Alves. Bacharel em Direito, está há 23 anos no policiamento, desempenhando a função na seção técnica. “Minha família me dá força para estar dentro da corporação por 23 anos, todos os dias me incentivando e me colocando à frente para encarar essa missão.”
Rodoviário
Indicado pela Polícia Rodoviária, o 1º sargento Luiz Henrique Marinho se formou na Escola do Policiamento Rodoviário em 1991. Iniciou suas funções na 3ª Companhia de Taubaté como soldado e, em 1995, foi promovido a cabo. Em 2009 foi para a Escola de Sargentos, retornando ao policiamento nas estradas. “Agradeço aos meus familiares, especialmente meu tio, que me incentivou a entrar na Polícia Militar em 1990.”

Bombeiros

Três bombeiros foram homenageados. O soldado Alex Monteiro da Silva ingressou na corporação em 2003 na região de Franco da Rocha e, após o curso de bombeiros, foi classificado em Campos do Jordão. Em 2009 passou para o serviço operacional em Taubaté e, em 2017, será promovido a cabo por merecimento. “É uma honra estar aqui, são muitos bombeiros que poderiam ser homenageados hoje.”
Em seguida, o soldado Marcos Aurélio Barbosa. Ele ingressou na corporação em Franco da Rocha em 2003, foi classificado para Campinas e, em 2011, para Taubaté, no serviço operacional, onde permanece como motorista da viatura resgate. “Meu sonho de ser bombeiro começou em 1997 quando servi o Exército e Aviação de Taubaté. Amo o que faço, e minha família me apoia nisso.”
Terceiro indicado, o 1º sargento Nelson José dos Santos Junior                  ingressou na corporação em 2003 em Franco da Rocha e foi classificado em Taubaté. Foi promovido a cabo em 2008, a 3º sargento em 2011, a 2º sargento em 2012 e a 1º sargento em 2017. “Família é muito importante. Indico essa homenagem ao meu pai, pessoa maravilhosa em quem me espelho como profissional. Espero chegar perto do que o senhor é para mim. A vitória é nossa, mas a glória é do Senhor.”
A major Paula, comandante interina do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior, celebrou a data reafirmando o compromisso dos soldados com a proteção. “Todos somos soldados a serviço da sociedade. Parabenizo todos os policiais militares, vocês representam um pouco de todos que fazem o bem no dia a dia, que saem de casa e não sabem se vão retornar.”

#OJORNALGRANDEVALE

Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *