FLIT 2017 mobiliza a Capital Nacional da Literatura Infantil



Com o objetivo de consolidar a cidade de Taubaté como detentora do título de Capital Nacional da Literatura Infantil, a Prefeitura de Taubaté realiza a FLIT – Feira de Literatura Infantil de Taubaté, de 11 a 17 de setembro na Avenida do Povo.

O projeto da Flit 2017 (Feira de Literatura Infantil de Taubaté) é promovido por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), através da Secretaria de Estado da Cultura. Com isso, o Icult (Instituto de Cultura e Cidadania) passa a fazer a curadoria da Feira, tendo como curador o pianista, empresário e produtor cultural, Antonio Ribeiro.

A Flit 2017 conta com o patrocínio oficial da EMS, maior laboratório farmacêutico no país, que tem um histórico de apoio a diversos projetos de responsabilidade social com o objetivo de promover saúde, qualidade de vida e bem-estar. Além disso, a Flit tem também o apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro), ABC Transportes, CCR Nova Dutra, Net e Varanda Espetinhos.

O tema geral da FLIT é “O Saci – Ética e Cidadania na Literatura Infantil”.  O tema escolhido segue o que estabelece a Década Internacional de Afrodescendentes, proposta pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que vai de 2015 a 2024, com o tema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. De acordo com a Unesco, o principal objetivo da Década Internacional consiste em promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Em 1921 o escritor Monteiro Lobato lançou o livro O Saci e nele apresentou este personagem folclórico para a turma do Sítio do Picapau Amarelo. O menino travesso de uma perna só mostrou para Pedrinho e Narizinho os segredos da floresta e várias lendas do Folclore Brasileiro.
A estrutura da feira contará com stands de editoras, formação de professores, palestras, sessões de contação de história, atrações artísticas (teatro, música e dança), oficinas, apresentações de artistas locais, saraus e outros.

Durante o evento serão realizadas atividades de formação dos professores e orientações que propiciem a multiplicação do conteúdo após a feira. Além disso, todos os dias 200 crianças da rede municipal serão levadas para a Flit, no período da manhã e da tarde, para participar de atividades como contação de história e encenações teatrais. Será fornecido transporte para os estudantes da zona rural e localidades mais afastadas.
A FLIT abrigará, em todos os dias da feira, na “Biblioteca do Visconde de Sabugosa”, os stands das editoras: Autêntica, Bambolê, Brasiliense, Callis, Casa Cultura, Ciranda Cultural, Companhia das Letras, Cortez, Edelbra, Girassol, Melhoramentos e Paulus, além dos espaços dedicados a Academia Taubateana de Letras e Academia Valeparaibana de Letras e Artes.

A Praça de Alimentação “Tina Anastácia” contará com diversificados food trucks, sendo eles: Açúcar Queimado Food Bike, Bob Classic Burgues, Bolonhesa Food Truck, Churreria, El Chivito, Enrolados Ice – Sorvete na Chapa, Jdog’s Hot Dog, Kompizza Food Truck, Mitsuo Sushi, Pastel de Feira, Raspadinhas Ice Colored, Street Burguer e Tico Churrasco Grego.

O público interessado poderá conferir as atrações da Feira no www.flit.taubate.sp.gov.br e na página www.facebook.com/feiradeliteraturainfantildetaubate/.

por Carla Tavares -mtb.7244/SP

#OJORNALGRANDEVALE

Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *