Homenagem a Chico Triste terá teatro, música e contação de história

Homenagear o folclorista Chico Triste, destacando a importância da arte, da natureza e da capoeira como manifestações que contribuem para a formação da cultura regional e brasileira. Esse é o mote da 5ª Semaninha Chico Triste, que tem início segunda-feira (2) na Casa de Cultura Chico Triste, região leste de São José dos Campos. A programação segue até o fim do mês e tem entrada gratuita para todos os públicos.
A ‘Semaninha Chico Triste’ homenageia o patrono da casa de cultura, o professor e folclorista Francisco Pereira da Silva (1918-1981), conhecido como Chico Triste. Sergipano de nascimento, ele morou por muitos anos em São José dos Campos, onde fez sua vida, atuando como jornalista, editor e cronista em vários jornais da região. Chico Triste foi fundador do antigo jornal ValeParaibano e contribuiu muito para a cultura popular do Vale do Paraíba.


Confira a programação

Dia 2, às 19h30: Contos e Histórias de Chico Triste – palestra com a professora Dalva D’Ávila e apresentação da dupla Zezé e Simões. 
Dia 3, às 10h e às 14h: ‘Urbanos’ – espetáculo teatral que faz uma crítica sobre como o cotidiano pode ser capaz de aprisionar e limitar a vida das pessoas, com a Cia. Colorê.
Dias 3, 4 e 6, às 15h, e dia 5, às 17h: Contação de histórias do livro ‘Sonhos de Francisco’, pelo seu autor, o escritor Marcelo Fernandes. A obra narra a experiência de três crianças que encontram um Jequitibá e se tornam ouvintes de diversas histórias que os levam a serem amigos e defensores da natureza regional. A atividade é voltada ao público infantil (3 a 10 anos), sendo necessário fazer inscrição prévia pelo telefone 3929-7559.
Durante todo o mês: ‘Capoeiras’ – exposição com ilustrações dessa expressão cultural, acompanhadas de trechos do estudo de Chico Triste, publicadas no livro de sua autoria ‘Itinerários da Capoeira’, em 1979.

Casa de Cultura Chico Triste

Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro
(12) 3929-7559

por Carla Tavares 

#OJORNALGRANDEVALE

Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *