Servidores de Caraguatatuba participam do curso brigada de incêndio com Corpo de Bombeiros


Servidores de Caraguatatuba participam do curso brigada de incêndio com Corpo de Bombeiros (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
Nesta quarta-feira (29/11) funcionários públicos municipais de diversas secretarias participaram do curso sobre brigada de incêndio, ministrado pelo subtenente PM do Corpo de Bombeiro, Valter da Silva e com os sargentos Sidomar Gonçalves de Oliveira e Adriano da Silva Marques. O treinamento integra as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Prefeitura de Caraguatatuba.O objetivo do treinamento, com carga horária de 8 horas, foi proporcionar conhecimentos gerais sobre como agir em caso de incêndio, utilizar extintores e  sistema de hidrante, bomba de recalque e efetuar os primeiros socorros.

Na parte da manhã, a capacitação ocorreu na Secretaria de Educação, no Indaiá, onde foi vista a parte teórica do curso. Conceito de fogo, classes de incêndio, formas de propagação e métodos de extinção, ventilação natural e forçada, vazamento de gás e atendimento às vítimas foram alguns dos conteúdos abordados.
Na parte da tarde, ocorreu a prática, no Teatro Mario Covas, onde os participantes puderam aprender como conectar, desenrolar, lançar e abrir a mangueira de água e o hidrante, bem como utilizar os extintores de incêndio. Os servidores também puderam percorrer as instalações do teatro e ver os dispositivos de alarme e proteção em caso de sinistro.O vigia da Secretaria de Saúde, Danilo Valeriano dos Santos, que trabalha no Centro de Especialidades Médicas, contou que esta foi a terceira vez que participou desse tipo de treinamento, mas a primeira de uma aula prática. “A reciclagem é importante. Aprendi que massagem cardíaca é mais eficaz quando não há manobras de ventilação, ou seja, a respiração boca-a-boca. Também exercitei a forma correta de usar a mangueira de água e o extintor de fogo e de fazer vistoria nos equipamentos”, disse.
A funcionária do setor de Alimentação da Secretaria de Educação, Denise da Silva Saraiva, concorda com o colega. “O curso foi muito bom e útil e nos dá mais confiança para enfrentar uma situação adversa”, afirmou.

Programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

1º de dezembro (Sexta-Feira)
8h às 13h – Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio
Endereço: Secretaria de Educação/ Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá
5 de dezembro – (Terça-Feira)
7h30 – Palestra “Noções Básicas de Segurança no Trabalho e uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI)”
Endereço: Regional Sul/Av. José Herculano, n° 7.495 – Travessão

por Carla Tavares -mtb.7244/SP
#OJORNALGRANDEVALE

Publicidade:


Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *