Mudanças incluem aumento de validade e do limite de pontos na CNH

Servidores de Caraguatatuba participam do curso brigada de incêndio com Corpo de Bombeiros


Servidores de Caraguatatuba participam do curso brigada de incêndio com Corpo de Bombeiros (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
Nesta quarta-feira (29/11) funcionários públicos municipais de diversas secretarias participaram do curso sobre brigada de incêndio, ministrado pelo subtenente PM do Corpo de Bombeiro, Valter da Silva e com os sargentos Sidomar Gonçalves de Oliveira e Adriano da Silva Marques. O treinamento integra as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Prefeitura de Caraguatatuba.O objetivo do treinamento, com carga horária de 8 horas, foi proporcionar conhecimentos gerais sobre como agir em caso de incêndio, utilizar extintores e  sistema de hidrante, bomba de recalque e efetuar os primeiros socorros.

Na parte da manhã, a capacitação ocorreu na Secretaria de Educação, no Indaiá, onde foi vista a parte teórica do curso. Conceito de fogo, classes de incêndio, formas de propagação e métodos de extinção, ventilação natural e forçada, vazamento de gás e atendimento às vítimas foram alguns dos conteúdos abordados.
Na parte da tarde, ocorreu a prática, no Teatro Mario Covas, onde os participantes puderam aprender como conectar, desenrolar, lançar e abrir a mangueira de água e o hidrante, bem como utilizar os extintores de incêndio. Os servidores também puderam percorrer as instalações do teatro e ver os dispositivos de alarme e proteção em caso de sinistro.O vigia da Secretaria de Saúde, Danilo Valeriano dos Santos, que trabalha no Centro de Especialidades Médicas, contou que esta foi a terceira vez que participou desse tipo de treinamento, mas a primeira de uma aula prática. “A reciclagem é importante. Aprendi que massagem cardíaca é mais eficaz quando não há manobras de ventilação, ou seja, a respiração boca-a-boca. Também exercitei a forma correta de usar a mangueira de água e o extintor de fogo e de fazer vistoria nos equipamentos”, disse.
A funcionária do setor de Alimentação da Secretaria de Educação, Denise da Silva Saraiva, concorda com o colega. “O curso foi muito bom e útil e nos dá mais confiança para enfrentar uma situação adversa”, afirmou.

Programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

1º de dezembro (Sexta-Feira)
8h às 13h – Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio
Endereço: Secretaria de Educação/ Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá
5 de dezembro – (Terça-Feira)
7h30 – Palestra “Noções Básicas de Segurança no Trabalho e uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI)”
Endereço: Regional Sul/Av. José Herculano, n° 7.495 – Travessão

por Carla Tavares -mtb.7244/SP
#OJORNALGRANDEVALE

Publicidade:


Comentários