Se aprendermos a dominar a mente, aprenderemos a controlar nossa vida. Por Renata Sardenberg Afonso




Se fizer, seja o que for, de forma persistente durante 10 dias, vai registrar uma mudança. As ações que fizer vão iniciar uma onda de mudanças na sua vida, que vai afetar outra e assim sucessivamente. O princípio de aprendizagem do cérebro é a generalização. Exemplo: uma criança aprende como abre e fecha uma porta. Depois, o cérebro generaliza essa aprendizagem para aplicar a todas as portas. Então, vamos construir novas generalizações positivas. A questão não é se sua vida vai mudar- a questão é em que é que vai se transformar? Acredito que o próximo grande palco do desenvolvimento humano, uma nova época, em que as pessoas começarão a desenvolver os seus recursos internos, libertando os poderes e capacidades internas que todos nós temos.
Vou passar um exercício que não leva muito tempo e é excelente estabelecer esse hábito reduzindo consideravelmente o estresse.
Faça 1 ou 2 vezes ao dia e lembre-se: a repetição é a mãe do sucesso!
1-comece a deslocar sua atenção para os pés. Observe as sensações e relaxa.
2-respire profundamente e depois expire, e ao fazê-lo , imagine uma sensação agradável e relaxante a estender-se a seus pés.
3-agora inspire novamente e imagine essa sensação agradável espalhar pelas pernas até os joelhos.
4- permita que essa sensação relaxante penetre nos seus músculos e ossos, espalhando e acalmando suavemente.
5- quando estiver pronto(a), inspire novamente e imagine essa sensação envolvente subir até a cintura.
6- inspirando, sinta a sensação e bem estar do relaxamento até os ombros.
7- faça com que o relaxamento suba pelo corpo até os ombros e depois para baixo, ao longo dos braços e mãos.
8- com uma nova inspiração, leve a sensação para todo o lado, até o topo da cabeça e espalhe essa sensação para todo o corpo.
9- agora imagine que duplica essa sensação de relaxamento , como se um novo fluxo de relaxamento descesse da cabeça e se juntasse as outras sensações de relaxamento que estão no seu interior.
10- quando imaginar esse fluxo de relaxamento espalhando para baixo do seu corpo, visualize toda a tensão sendo varrida com ele, desaparecendo do seu corpo pela planta dos pés, criando espaço para que possa ser reabastecido (a) em cada nova inspiração, com uma nova energia, relaxante e suave. Aprecie essas sensações de relaxamento e mantenha está sensação durante o período que desejar. Você pode fazer esse exercício ao deitar, ou se precisar levantar, estará renovado (a) e alerta em apenas alguns minutos.


Renata Sardenberg Afonso
Dra em Psicanálise e apresentadora do programa Mens Sana na AlltV.
Texto adaptado (Paul McKenna)

#todoscontravcoronavirus
#juntossomosfortesojornalgrandevale

Comentários

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *